Dicas para criar seu roteiro de viagem

Viajar é quase uma realização pessoal. Quando se viaja independente do local e país, tudo que é visto e passado naquele local é um registro único na sua mente, uma experiência sua e de mais ninguém. Por isso viajar é um investimento que vale a pena, e para não gerar arrependimentos é muito importante planejar o seu roteiro antes de subir no avião. Algumas dicas podem ajudar a tornar sua viagem perfeita.

 Dicas para criar seu roteiro de viagem

Dicas para criar seu roteiro de viagem

 A primeira dica é traçar o que você gosta e o que as pessoas que irão com você também desejam ver pelo mundo. Defina se quer conhecer outro estado do Brasil ou se o destino será internacional. Alguns pontos como se você gosta mais de grandes cidades e luxo, ou prefere um ar mais natural e sem muito glamour são importante para serem avaliados. Se as suas companhias pensam muito diferente de você as chances de dar errado são altas, então tente equilibrar o roteiro e deixe claro o que você deseja fazer. Feito isso decida qual o destino, e com base nisso é possível saber quanto tempo e dinheiro será necessário.

Por exemplo, uma viagem para Europa onde a intenção é conhecer vários países pede no mínimo 30 dias, já se a intenção é conhecer apenas uma cidade como Buenos Aires, e no máximo suas imediações uma semana pode ser o suficiente. No quesito financeiro veja quanto você tem e comece o planejamento. Por mais facilidades que as agencias de viagem apresentem na hora de pagar é importante economizar dinheiro, assim no caso de emergências a viagem não sai mais cara que o esperado. O próximo passo é correr atrás de passagens, reserva de hotel, e planejar suas refeições e passeios. Planeje por exemplo se irá apenas almoçar e o resto do dia comerá lanches.

É muito importante pesquisar e conhecer a cidade de destino, principalmente para definir qual será seu meio de locomoção. Principalmente na Europa alugar um carro é quase inviável, por lá se faz tudo de metrô e ônibus. O meio de locomoção também influência no orçamento, já que o aluguel de carro costuma sair sempre mais caro. Faça uma planilha de tudo que fará em cada um dos dias, assim fica mais fácil ver o que visitar e quanto gastar. Depois defina qual estação do ano é melhor para viajar, leve em consideração seu gosto pessoal por frio ou calor.

Sempre verifique suas reservas nos hotéis e passagens aéreas, peça indicações de amigos que já foram para o mesmo destino que você. E nas viagens internacionais sempre verifique toda a sua documentação como visto e passaporte, e verifique toda a burocracia solicitada pelo país.