Pantanal

Maior planície alagável do mundo, é o elo entre as duas maiores bacias da América do Sul: a do Prata e a Amazônica e o resultado da separação do oceano há milhões de anos, Pantanal está situado no Mato Grosso (Amazônia Legal) e Mato Grosso do Sul (localizado sua maior parte). O clima é quente e úmido, no verão, e embora seja relativamente mais frio no inverno.

A Fauna é muito diversificada, onde abriga uma grande quantidade de animais podendo encontrar: jacarés, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), ariranhas, onça-pintada, macaco-prego,veado-campeiro, lobo-guará, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, lagartos, cágados, jabutis, cobras (jibóia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, gaviões). Além destes citados, que são os mais conhecidos, vivem no Pantanal muitas outras espécies de animais.

A Flora possui uma extensa variedade de árvores, plantas, ervas e muitos outros tipos de vegetação. Nesta região, podemos encontrar espécies da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano.  Nas planícies (região que alaga na época das cheias) encontramos uma vegetação de gramíneas. Nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira. Já nas regiões mais altas, podemos encontrar árvores de grande porte. As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico. Venha conhecer essas atrações naturais que o Pantanal pode oferecer.